sábado, 29 de março de 2008

Origens

Tenho origem mineira, fui criada na capital da energia e na capital do forró e moro na capital do frevo no pé.
Uai!!! Que mistura arretada é essa meu Rei!
Deixa eu explicar. Sou a mistura de três estados e de cinco cidades.
Nasci em uma cidade localizada ao nordeste de Minas que hoje possui uma população de cerca de 37 mil habitantes. Antes era chamada de Calhau, devido a grande quantidade de pedras redondas existentes. Aparti de 71 passou a ser chamada de Araçuaí. Nome de origem indígena e quer dizer Rio das Araras Grandes. Até 1991 foi considerada a capital do Nordeste de Minas. Um lugar muito aconchegante e receptivo, em que tenho grande paixão e paixões.
Continuando enquanto nômade, fui morar em Itaparica, distrito de Jatobá PE, em que morei cerca de 1 ano. Lá tenho boas lembranças do inicio da infância. Depois disso, em solo baiano, fui morar na capital da energia, Paulo Afonso. Conhecida por causa das belezas e encantos naturais e de festas tradicionais como a Copa de Vela, sem contar o pioneirismo da cidade na geração de energia no nordeste. Oh, terra boa! Animadaaaa!!! Fiz amigos que tenho como irmãos.
Depois da Bahia foi morar em Pernambuco, na capitá do forró. Em Caruaru, o maior centro metropolitano do agreste pernambucano, morei cerca de 9 anos. Terra de filhos ilustres como Austregésilo de Athayde, José Condé, Álvaro Lins, Luís Vieira e o Mestre Vitalino. Lá aprendi muito como pessoa e como peculiarmente agem pessoas boas e más e hoje convivo com sentimentos que jamais gostaia de sentir. Da banda podre a banda mais doce, eu fico com o melhor da coisa. Foi lá que esconhi minha profissão, dancei muito forró e fiz grandes amigos.
Vamos a penúltima cidade, Recife aquela que poderia ser a última. “Salve ó terra dos altos coqueiros, De beleza soberbo estendal!”, a saudade sempre vai trazer-me aos teus braços. Cidade que guarda grandes riquezas histórico-culturais e belas praias urbanas. É a maior agremiação carnavalesca do mundo - o Galo da Madrugada - que abre o carnaval da capital que tem o frevo no pé. É recifense a pessoa que mais amoooo no mundo, Lis minha filhota, e também o meu esposo. Foi Recife que me ensinou a gostar de museu, a se emocionar com seu hino e admirar sua bandeira. A Capital Pernambucana é considerada um dos mais importantes pólos de tecnologias da informação do Brasil, possui forte indústria de construção civil, uma das maiores, o maior centro de compras do Norte/Nordeste, o segundo maior Centro de Convenções do Brasil, o maior pólo médico do Norte/Nordeste e o segundo maior da nossa patria etc. Seus parques e suas praças são de beleza incomum, sem falar em sua arquitetura que traça sua história. Chego a achar que outrohora fui uma princesa por tamanha paixão que possuo pelos cazarãoes. Kkkk
Mas no inicio falei de cinco cidades, porque Recife seria a penúltima e não a última? Porque após ter origem naquela que um dia foi capital do nordeste de minas, de morar em Itaparica, de morar na capital da energia, na capital do forró e me casar e ser mãe na capital de PE, o destino me reserva ainda ser filha de Brasília, a Capital do nosso querido Brasil. É lá que do segundo semestre de 2008 irei residir e espero me apaixonar.
Sou a mulher das capitais. Capital de fato, capital por merito, mas Capital. Sou um pouco de cada cultura destes três Estados. Acredito ter herdado as qualidades de cada cidade e passei a ser movida a mudanças, umas bruscas outras menos, mais sempre mudanças. Aliás a única certeza que temos da vida é a constante mudança.

Nenhum comentário: