domingo, 30 de março de 2008

Vitrine

CORES E SUAS MENSAGENS SUBLIMINARES
Catarina de Angola

Ute Ana, da Escola Superior de Marketing (PE),
e sua orientadora, Lúcia Noya Galvão
Confirmar ou não a existência do uso da mensagem subliminar através das cores na criação de marcas, preten-dendo esclarecer o que cerca esse tipo de mensagem, seu uso enquanto técnica em comunicação e as informações trans-mitidas no contexto da criação de marcas. Esse é o objetivo da monografia, que obteve nota máxima da banca avaliadora, Mensagem subliminar através das cores: seu uso na criação de marca de Ute Ana de Farias Batista Lira, aluna da Escola Superior de Marketing (ESM), em Recife, Pernambuco, que concluiu a graduação de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda. “Mensagem ou propaganda subliminar é toda mensagem transmitida abaixo do nível de percepção, tanto visual e auditivo, a qual causa efeitos na atividade psíquica ou mental”, conta.

Ute Lira começou a desenvolver seu trabalho em março de 2005, sendo finalizado em novembro do mesmo ano. “Mensagem subliminar é um tema muito vasto, ele está presente em áudio, vídeo, peças gráficas, músicas, entre outros. Então resolvi delimitar a monografia ao estudo das cores, afunilando mais em relação ao desenvolvimento das marcas”, diz. Porém, ela relata que as pesquisas começaram bem antes do desenvolvimento da monografia: “Já no se-gundo período da faculdade me apaixonei pela técnica mensa-gem subliminar, daí em diante não parei mais de buscar infor-mações sobre o tema”. O trabalho foi desenvolvido sob a orientação da jornalista, advogada, administradora de em-presas, mestra em Comunicação, professora dos cursos de publicidade e propaganda, e de administração em marketing, da ESM, Lúcia Noya Galvão.

Na pesquisa, Ute observou que as mensagens subli-minares podem ser apresentadas através de muitos objetos, locais e ambientes. “A mensagem subliminar pode ser encon-trada teoricamente em todo lugar de onde você recebe algum tipo de informação audiovisual, inclusive recintos e paisa-gens”. De acordo com o trabalho, ela revela também que as cores exercem um tipo de comunicação. “Através de muitas pesquisas ficou comprovado que as cores comunicam algo, seja consciente ou inconsciente, neste caso de forma subli-minar. As cores invadem o cérebro com o intuito de motivar, agregar, encher de alegria ou tristeza”. E conclui “contudo, a publicidade, como outros campos, utiliza essas ferramentas para motivar os consumidores a adquirir produtos ou aceitar ideologias. Assim, a mensagem subliminar é capaz de influen-ciar escolhas, atitudes, motivar a tomada de decisões poste-riores”, conta.

Além de pesquisas bibliográficas, Ute Lira utilizou também informações de sites na internet, entrevistou as psi-cólogas e professoras de Comportamento do Consumidor e de Psicologia Empresarial, Ana Lúcia Rique e Kátia Virginia Emerenciano, os designers e professores de Arte Publicitária e Produção Gráfica, Rosângela Vieira de Souza e Leonardo Araújo da Costa, todos eles da equipe docente da Escola Superior de Marketing, e o diretor de Arte da Agora Comuni-cação, André Amorim. Assim, chegou à conclusão de que a mensagem subliminar através das cores na criação das marcas existe, mas isso depende muito de quem cria a marca, pois em vários casos o designer não tem a intenção de utilizar a técnica subliminar. “Quando não há um estudo prévio ao desenvol-vimento da marca e esta é feita de forma aleatória não há o uso de mensagem subliminar através das cores”, explica. Porém, em alguns casos os profissionais buscam algumas informações sobre as cores antes do desenvolvimento da marca, assim eles estão fazendo uso da técnica.

Ute, que atualmente faz especialização em marketing e propaganda também na ESM, além de trabalhar como produ-tora e editora do programa Clube Show, na TV Clube, afiliada da Rede Bandeirantes, em Pernambuco, terá a oportunidade de mostrar o seu trabalho na primeira semana de setembro, em Brasília. A monografia Mensagem subliminar através das cores: seu uso na criação de marca será apresentada na Jornada de Inovações Midiáticas e Alternativas Comunicacionais - Altercom, durante o 29° Congresso de Ciências da Comuni-cação, no Distrito Federal. “Estou ansiosa em relação à apresentação em Brasília, espero que as pessoas gostem do meu projeto, que foi feito com muita dedicação e entusiasmo. Espero conseguir também um resultado satisfatório”, confes-sa Ute.

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